Compromisso com Acessibilidade

A Apple tem compromisso com a acessibilidade há mais de 35 anos. A sua abordagem em acessibilidade é diferente de qualquer outra empresa do mundo porque todos os indivíduossão levados em conta desde o início, permitindo que possam desenvolver coisas incríveis e criativas, capazes de mudar completamente o jeito como ensinamos e aprendemos.

Desde o início, a Apple pensa em dispositivos que sejam fáceis de implantar, integrados com os mais diversos recursos disponíveis no iPad e Mac e consistentes com a experiência promovida pelo ecossistema, além de simples de utilizar e com toda a personalização necessária para incluir cada indivíduo.

Entre em Contato

Categorias de Acessibilidade

Os dispositivos Apple agrupam os recursos de acessibilidade em quatro grandes categorias, sendo elas Visão, Audição, Mobilidade e Cognição. Como a Apple sempre desenvolve os produtos e softwares levando em consideração a acessibilidade, a experiência torna-se acessível a todos que utilizam seus dispositivos.

Visão

Em todo o mundo existem aproximadamente 285 milhões de pessoas que têm deficiência visual ou baixa visão. Para melhorar a experiência dos alunos em relação ao conteúdo dado em aula, recursos como VoiceOver, Braille e Texto sob Cursos apoiam alunos e educadores a serem incluídos nos processos de ensino e aprendizagem.

Utilize o VoiceOver para ouvir o que aparece na tela e você verá como os dispositivos Apple são uma excelente escolha para dar um passo na direção de uma escola inclusiva.

Audição

Há 466 milhões de pessoas surdas ou com dificuldades de audição em todo o mundo. Com recursos como o FaceTime, os aparelhos auditivos compatíveis e o Ouvir ao Vivo, os alunos com dificuldades de audição podem participar das aulas e ter a melhor experiência Apple ao acessar os recursos educacionais em sala por meio do iPad ou Mac.

Use legendas ao assistir vídeo no iPad ou Mac: procure o ícone CC para transformar todos os vídeos, em vídeos com legendas.

Mobilidade

A mobilidade limitada inclui diversas necessidades especiais, desde a quadriplegia e paralisia, até tremores ou lesões temporárias, como ossos quebrados, entre outros exemplos que podem reduzir a mobilidade. Com recursos como Controle de Voz, AssistiveTouch e Controle Assistivo, os aparelhos Apple permitem que os alunos comlimitações físicas sejam criativos e possam interagir com os recursos educacionais utilizados em sala.

Use o Controle por Voz e a Siri para controlar as funcionalidades do iPad ou Mac, permitindo que cada aluno e cada educador possa experimentar o aprender e o ensinar do seu próprio jeito, sem restrições.

Cognição

Cada aluno aprende do seu próprio jeito. Alguns preferem aprender ouvindo, outros preferem aprender vendo e por aí vai, criando um infinito número de combinações pelas quais cada um prefere experimentar o próprio mundo. Os recursos de acessibilidade da Apple atendem a diversas necessidades, que incluem ferramentas para reforço auditivo e para ajudar a manter o foco.

Com recursos como Falar Conteúdo da Tela, Ditado e Leito do Safaria, os alunos com diferentes estilos e preferências de aprendizagem podem ser criativos ao utilizar os recursos disponíveis nos produtos Apple da melhor maneira possível.

Entre em Contato

Fácil de Implantar

As facilidades de implantação sem intervenções dos dispositivos Apple permitem que o setor de TI da sua escola possa configurar dispositivos remotamente e com recursos assistivos específicos para cada aluno e para cada educador. Essa fácil implantação está disponível apenas nos produtos Apple e permite que qualquer aluno possa criar coisas incríveis desde o primeiro momento.

Caso o iPad ou Mac em sua escola seja utilizado de maneira compartilhada por meio de um laboratório móvel, por exemplo, é possível configurar rapidamente a acessibilidade para cada aluno, respeitando sua individualidade e também a agilidade necessária para respeitar o tempo de aula. Tudo isso promovendo a maior personalização possível e também a inclusão do aluno em todos os processos de ensino e aprendizagem.

Entre em Contato

Integrado

Todo e qualquer recurso disponível no iPad ou Mac está integrado com os recursos de acessibilidade. Desde o aplicativo de mensagens, o GarageBand na produção de Podcasts, os livros utilizados no currículo da instituição e até o arquivo em .pdf compartilhado pelo professor, todos os aplicativos, livros e recursos estão totalmente integrados com os recursos de acessibilidade.

Os recursos de acessibilidade são nativos nos dispositivos Apple. Isso quer dizer que não é um elemento extra ou algo pelo qual a sua instituição de ensino precisará pagar para ter acesso, assim como não será necessário instalar separadamente. Em outras marcas e ecossistemas, esses recursos costumam ser acrescentados por meio de softwares, extensões e plugins de terceiros, impedindo uma inclusão efetiva desde o primeiro dia.

Entre em Contato

Consistente

A Apple cria o hardware e também o software, o que promove uma experiência consistente em todos os aparelhos disponíveis. Cada aluno que utiliza o iPad ou Mac possui os mesmos recursos de acessibilidade, nos diferentes dispositivos e sistemas operacionais, sem problemas e tendo a mesma experiência.

As configurações dos recursos de acessibilidade podem também ser rapidamente ativadas por meio de Atalhos de Acessibilidade, que permite que a melhor experiência com os dispositivos Apple também seja pessoal e facilmente configurável.

Entre em Contato

Fácil de Usar

Os dispositivos Apple são conhecidos em todo o mundo por serem fáceis de utilizar e prontos para o uso, independente do cenário. Como exemplo, podemos pensar em um aluno com deficiência visual que consegue configurar todos os recursos de acessibilidade em seus produtos Apple sem assistência visual.

Esta facilidade de configuração de acessibilidade está presente em todos os recursos, seja quando um aluno está configurando o próprio dispositivo ou quando pais, responsáveis ou educadores estão configurando um dispositivo para proporcionar a melhor experiência de aprendizagem para um determinado aluno.

Entre em Contato

Personalizável

Os recursos de acessibilidade disponíveis em dispositivos Apple permitem flexibilidade e personalização única, fazendo com que cada aluno possa experimentar o mundo do seu jeito e preferência, com dispositivos que se adaptam às suas necessidades.

Instituições de ensino que utilizam dispositivos Apple proporcionam aos alunos e educadores a possibilidade de personalizar os dispositivos da maneira como preferem, seja para aumentar o tamanho do texto na tela ou para utilizar os dispositivos sem a necessidade das mãos.

Na Sejunta, acreditamos que uma nova experiência de ensino e aprendizagem só é possível quando somos capazes de incluir todos os alunos, comunidade e educadores no mesmo processo. Acreditamos que as tecnologias Apple são essenciais para promover a inclusão efetiva das pessoas e tratamos esse assunto como parte fundamental de nossas estratégias de desenvolvimento profissional voltadas a educadores e lideranças, e também internamente com todas as pessoas da nossa empresa, desde o time financeiro até o time de educação.

Entre em Contato
Apple para Gestores de TI Apple para Educadores Apple para Lideranças Apple para Acessibilidade Apple para Privacidade e Segurança Apple para Pais e Responsáveis Programação e criatividade Reconhecimentos Apple
Estamos implantando os iPads em nossa escola. A Sejunta tem um vasto conhecimento técnico e os professores elogiam muito os treinamentos, a habilidade e o domínio do ecossistema Apple, o que nos deixa com vontade de experimentar e ousar, na certeza de que, se algo der errado, eles estarão sempre à disposição para nos ajudar e resolver nossos problemas. Podemos definir dois momentos no uso dos iPads em sala de aula: Antes e Depois da Sejunta.
Almir Junior
Diretor Geral do Colégio Objetivo Mogi das Cruzes
O IFMA, por meio da sua Fábrica de Inovação, busca prestar serviços inovadores à comunidade aproximando setor produtivo e pesquisadores no desenvolvimento de soluções para problemas reais. Com isso, a consultoria da Sejunta tem sido fundamental na evolução desse projeto e utilização das tecnologias Apple. O time é altamente competente e comprometido!
Pedro Oliveira
Coordenador da Fábrica de Inovação e Professor do IFMA Campus Pedreiras
A Sejunta tem um time com jovens talentos, muito empolgados com educação e determinados em evoluir profissionalmente. O time tem formação ampla e diversificada e é especializado em tecnologias Apple nas escolas. O time de consultoria é competente e busca conciliar as necessidades das escolas com as inovações oferecidas pelo uso da tecnologia em sala de aula.
Rui Alexandre Christofoletti
Diretor Educacional no Colégio Koelle